Preparamos esta área para quem quer comer melhor e ao mesmo tempo cuidar da saúde. A Alexandra Resende, nutricionista parceira, dá dicas e sugestões de receitas para montar um cardápio mais saudável e nutritivo. Seja bem-vindo(a)!

Busca rápida na base de dicas e receitas



Antigamente o abacaxi tinha um significado de boas vindas. Ele era pendurado na porta da casa, do lado de fora, quando os moradores iam receber visitas queridas.

Como escolher o abacaxi no hortifruti?
O abacaxi maduro tem a casca mais dourada, é mais macio, tem um cheiro mais doce e as folhas da coroa não podem estar esbranquiçadas. Mas atenção!! Para verificar se está macio, basta apertar levemente, de forma que não amasse nem danifique a fruta!

Como consumir?
O abacaxi é super versátil, pode ser consumido na sua forma natural, em comidas doces e salgadas, sucos e vitaminas. Mas ainda tem algumas dicas de como consumir essa fruta deliciosa:

- fatias assadas no forno ou airfryer ou churrasqueira (com ou sem canela): ótima sobremesa para esse tempinho frio.
- fatias congeladas: fica igual picolé, uma ótima sobremesa para a época do calor.
- uma fatia na jarra de água: água saborizada é deliciosa e saudável. Pode colocar umas folhinhas de hortelã também.
- chá da casca: é só higienizar corretamente como já falamos aqui na semana passada.

Aí vc ferve a casca, depois coa e acrescenta açúcar e canela se quiser (mas ambos são opcionais).

Suco da casca: depois da fruta higienizada, vc descasca e bate a casca com água no liquidificador. É um suco perfeito! E você ainda aproveita os diversos nutrientes que a casca também tem!
A abobrinha pode ser consumida em várias preparações: refogada, saladas, sopas, tortas, macarrão… e tudo que sua criatividade permitir.

Ela é pouco calórica e riquíssima em nutrientes, fibras e água. Isso significa que é excelente para a saúde, para o bom funcionamento do intestino e é aliada no processo de emagrecimento também, se inserida numa rotina de alimentação saudável.

Como escolher a abobrinha no hortifruti?
- Escolher sempre as mais firmes, sem partes moles ou escuras (mas jamais aperte muito forte ou fure com as unhas, você pode danificar o legume e fazê-lo apodrecer mais rápido);
- escolha de preferência as abobrinhas com cabinho, porque estas se conservam por mais tempo;
- a cor deve estar entre verde claro com rajadinhos brancos até verde escuro.

Como conservar melhor abobrinha?
- em saco plástico, sem lavar, até 5 dias na geladeira. Lavar somente quando for consumir;
- se optar por lavá-las antes de guardar, seque bastante com papel toalha antes de colocar no saquinho, para que não fique nenhuma umidade;
- para guardar já picada, ela deve ser embalada em filme plástico e guardada na geladeira por até 2 dias (descartar se começar a soltar um liquido amarelo);
- para congelar, a abobrinha deve ser picada e congelada fora do saquinho, em um tabuleiro por exemplo. Depois de congelada, pode colocar no saquinho e voltar para o congelador.
A banana é uma fruta riquíssima em nutrientes, e portanto, muito boa pra saúde! Ela pode ser consumida de várias formas: in natura, frita, cozida, assada (no forno, Airfryer, microondas e até na churrasqueira! 😋). Ela também é um coringa para quem quer manter uma rotina saudável, porque é fácil de carregar na bolsa, fácil de descascar na hora de comer e fornece bastante energia… ou seja: excelente para consumir quando estiver na rua.

Você sabia?
A banana é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda no mundo
A Bahia é a maior produtora de banana do Brasil
As bananeiras não são consideradas árvores e sim “ervas gigantes”
Existem mais de 300 espécies de banana
Ela produz um gás chamado etileno que favorece o amadurecimento da fruta, por isso, guardá-las em sacos ou recipientes com tampa faz com que elas amadureçam mais rápido.
A mexerica, além de deliciosa e cheirosa, tem diversos nutrientes super importantes para a saúde, como vitaminas A, complexo B, e C por exemplo e minerais como cálcio, potássio, fósforo, magnésio, dentre outros.

É uma boa aliada no processo de emagrecimento também, se inserida numa dieta balanceada. Isso porque é uma fruta de baixíssima caloria (aproximadamente 50kcal por unidade), além de ser composta por uma porcentagem grande de água, o que faz dela um alimento diurético; também é riquíssima em fibras, portanto dá uma sensação de saciedade e regula o funcionamento do intestino.

Como toda fruta cítrica, ela é fonte de vitamina C, que tem como uma das funções ajudar na absorção do Ferro que ingerimos. Então, é uma excelente opção para ser consumida junto dos alimentos ricos em Ferro, porque eles serão aproveitados melhor.

Agora que já sabemos como ela é saudável, bora inserir a mexerica na alimentação do dia a dia? Prepara o caderninho que amanhã tem receita!
O brócolis é baixíssimo em calorias. 100g dele contém cerca de 36kcal apenas. Também é rico em fibras, que ajudam na regulação do intestino e aumentam o tempo do esvaziamento do estômago, como já falamos aqui. Tudo isso contribui no processo de emagrecimento, junto com uma alimentação equilibrada ao longo do dia.

Mas, mais importante que os benefícios para o emagrecimento, são os benefícios para a saúde e isso o brócolis tem de sobra! Ele é fonte de:

Vitamina A
Vitaminas B1, B2 e B6
Vitamina K
Cálcio
Potássio
Ferro
Zinco
Sódio

Além de tudo isso, ele ainda possui fito químicos, com propriedades anticancerígenas.

O brócolis, assim como todos os vegetais verde escuro, é uma ótima pedida para quem não consome leite e derivados e/ou carnes, já que é rico em Cálcio e Ferro.

A berinjela teve origem na Índia já mais de 4000 anos!

Ela chegou no ocidente em seguida mas não foi muito bem recebida justamente devido ao gostinho levemente amargo.

Depois do século XX sua fama melhorou pois ficou conhecida como “planta que cura” porque foi associada ao controle do diabetes e colesterol.

Como escolher a berinjela no hortifruti?

- manuseando com cuidado pois ela é delicada e não deve ser perfurada ou amassada;
- escolha sempre as que tem casca brilhante, lisa e vem roxinha;
- evite as murchas e de cor opaca, isso significa que elas estão com sementes escuras e mais amargas;
- preste bastante atenção se não tem furinhos na casca, eles significam que tem lagarta;
- escolha as que tem folhas (na extremidade) grudadas e verdinhas.

Como conservar?

- Sempre inteira, em local fresco ou na geladeira. Após cortada, ela escurece com facilidade, então deve ser consumida em poucas horas.

Dica: pra retirar o gostinho amargo, basta cortá-la ao meio e deixá-la coberta com água, sal e limão ou vinagre durante 15 minutos. Depois é só escorrer e está pronta para usar como quiser!
Você sabia que o nome inhame tem origem senegalesa e significa “para comer”? Foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil e aqui ele achou condições ideais para se desenvolver.

No nordeste do Brasil essa belezinha é consumida no café da manhã, cozido com sal e temperado com manteiga e açúcar, substituindo o pão.

O inhame é um tubérculo, seu formato é irregular e seu tamanho varia bastante. Para escolher os melhores na hora da compra, veja os que estão mais firmes, mas não duros demais. Normalmente eles apresentam raizes ralas e pequenas.

Na hora do preparo, descasque e lave. Se não for preparar na hora, deixe em uma vasilha com água para não escurecer.
Ingredientes:
4 mexericas sem casca, sem semente e sem a parte branca do meio
1 xícara de chá de óleo
1 xícara e 1/2 de açúcar
3 ovos
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes exceto a farinha e o fermento. Bata bem! Enquanto isso, peneire a farinha. Depois de bater bem, despeje numa tigela, acrescente a farinha peneirada, mexa bem e em seguida acrescente o fermento. Misture devagar. Então coloque em uma assadeira previamente untada e leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito.

Calda (opcional):
Leve ao forno uma xícara de suco de mexerica e uma xícara de açúcar. Mexa até engrossar e jogue sobre o bolo ainda quente.

Observação: essa é uma receita deliciosa, mas apesar de ser a base de fruta não quer dizer que seja baixa em calorias, ok? Consuma com moderação.
Nesse friozinho nada melhor que um caldo pra esquentar, não é mesmo? Então resolvi trazer hoje uma receitinha super gostosa e nutritiva e que vai ajudar a aquecer nesse inverno. É o CALDO DE BATATA BAROA, o preferido da nutri aqui. Já falamos ontem sobre algumas das diversas propriedades maravilhosas que a baroa tem… agora é saborear. Anota aí

✔️ 750 g de mandioquinha descascada
✔️ 1 cebola média picadinha
✔️ 1 dente de alho amassado
✔️ 1/2 caixinha de creme de leite
✔️ 250g de frango desfiado
✔️ 1 colher de sopa de manteiga
✔️ sal a gosto
✔️ cheiro verde picadinho
✔️ muçarela ralada a gosto
✔️ opcional: bacon

Cozinhe a batata baroa com água e um pouco de sal. Em seguida bata no liquidificador com a mesma água do cozimento. Reserve.

Refogue o alho e a cebola na manteiga e despeje a batata batida por cima. Deixar ferver.

Acrescente o frango desfiado (já temperado e refogado).

Pronto! Acrescente cheiro verde, muçarela e bacon, se quiser. Sirva quente e bom apetite!
Ingredientes:
- 500g de peito de frango desfiado (já temperado)
- 1 abacaxi
- 2 colheres de açúcar
- 100g de maionese
- 1 caixinha de creme de leite

Forma de fazer:
Pique o abacaxi em cubinhos pequenos, retirando a parte mais dura (no meio). Coloque em uma panela com o açúcar (se o abacaxi estiver bem docinho não precisa do açúcar). Tampe a panela e liguei o fogo baixo. Deixe cozinhar até que o abacaxi amoleça bem. Normalmente ele cozinha na própria água, mas fique de olho. Se a água secar e ele ainda não estiver molinho, vá pingando água aos poucos.
Quando cozinhar espere esfriar e junte o frango desfiado já temperado. Misture os demais ingredientes e deixe gelar.

Sirva com torrada ou barquete ou biscoito Salpet. Fica sensacional!
5 folhas de alface crespa
5 folhas de alface roxa
10 folhas de rúcula
1 alho-poró cortado em rodelas
1 cenoura ralada
1 maçã verde cortada em cubos
1/2 xícara de queijo canastra em cubinhos
1/2 xícara de palmito
1/2 xícara de chá de iogurte natural
1 limão espremido
Sal a gosto

Misture todos os ingredientes, deixe gelar e bom apetite!
Para garantir que o que estamos comendo esteja bem limpinho e seguro, existe uma forma muito simples, que elimina os microrganismos 🦠 e nos dá condições de aproveitar essas delícias de forma ainda mais saudável.

Depois de lavar os vegetais em água corrente, retirando toda a sujeira visível, basta colocá-los em uma solução de água com água sanitária. Para cada litro de água, uma colher 🥄 de sopa de água sanitária! Deixe os vegetais submersos nessa solução por 15 minutos, depois enxague em água corrente e pronto! Simples né?

- Mas, nutri, quais vegetais devemos higienizar dessa maneira?

Todos, mas principalmente os que serão consumidos crus e com casca. Ex: alface, maçã, tomate, pepino...

- Temos mesmo que higienizar os que não vamos consumir com casca, como o mamão por exemplo?

Sim, pois se a casca estiver suja ou contaminada, a faca que vamos utilizar para descascar vai ter contato com essa casca e em seguida com a polpa da fruta, levando os microrganismos junto.

Dica: após higienizados, deixe secar bem seus vegetais, assim, vão durar mais.


Têm dúvidas, fale conosco!

Que Bom Delivery